top of page

4 dicas para transformar suas estratégias de gestão de ativos em uma vantagem competitiva na Era 4.0

Atualizado: 28 de jan. de 2021


Às vezes pode parecer que estamos nos afogando em todos os dados disponíveis a partir de equipamentos e sistemas funcionando na empresa.


Muitos líderes de manutenção, confiabilidade e operações em indústrias têm dados de saúde de equipamentos disponíveis na forma de registros de manutenção armazenados em aplicações ERP ou CMMS, dados de processos fluindo em historiadores e dados de condições incorporados nos cérebros dos operadores.


Com uma visão completa da saúde do dos equipamentos, surgem insights que ajudam a prever quando as falhas provavelmente ocorrerão, a fim de desenvolver estratégias de gerenciamento de ativos para atingir consistentemente as metas de produção e mitigação de riscos para as partes interessadas. Nem sempre se trata de evitar falhas, trata-se de saber quando essas falhas podem ocorrer e o impacto que elas podem ter no resultado final.


Impacto financeiro e operacional

Mesmo neste mundo da Internet das Coisas (IoT), realidade virtual, inteligência artificial e machine learning, muitas organizações ainda não medem o impacto financeiro que uma gestão efetiva de ativos pode impulsionar.


Muitas empresas sabem, no entanto, que o tempo de inatividade não planejado pode custar muito caro. Então, qual é a resposta típica e padrão que temos? Aumentar a quantidade de manutenção preventiva no equipamento que se acredita ser mais crítico. Dependendo da natureza da falha, essa abordagem pode ou não reduzir o tempo de inatividade não planejado no curto prazo, mas provavelmente aumentará o tempo de inatividade planejado, aumentará os custos de estoque de peças sobressalentes e aumentará os custos de manutenção e inspeção.


As condições de negócios, operacionais e ambientais mudam, o ciclo de vida dos equipamentos muitas vezes evoluem e até um ativo que é crítico para as operações de hoje, pode não ser tão crítico amanhã. Quando uma empresa realmente não tem pulso sobre quais equipamentos são críticos é ocasionado uma carga de manutenção mais preventiva, então eles ainda incorrerão em todos os custos associados a uma estratégia de manutenção excessivamente rigorosa e continuarão expostos a falhas de equipamentos capazes de parar a produção e a operação, causar ferimentos e gerar danos ambientais - Precisamos agir cirurgicamente, apoiado em dados e otimizando a manutenção.


4 dicas para maximizar o valor da sua estratégia de gestão de ativos


Integre seus processos e sistemas


Visibilidade e comunicação são partes-chave na otimização de processos dentro de qualquer empresa. Se seus funcionários não sabem o que as outras áreas estão fazendo, dificilmente eles vão conseguir antecipar o que precisa ser feito.


As plataformas de ERP são exemplos de soluções conhecidas de empresas para garantir essa integração, como o sistema une a base de dados da empresa, é possível criar um fluxo de trabalho mais eficiente e confiável. Esses sistemas ainda permitem integrações com outras plataformas do mercado, permitindo que a gestão foque seus recursos em áreas específicas. É por meio desses recursos que será possível criar automações que aumentem seu fluxo de trabalho.


Precisamos integrar e ter a capacidade de gerir dados em tempo real, para que os insights e tomadas de decisão fiquem cada vez mais assertivos.


Descentralize a gestão


Se você passa mais tempo resolvendo problemas do que administrando sua empresa, existe uma grande possibilidade de ela estar grande o suficiente para uma descentralização da gestão. O trabalho do gestor e líder não se resume apenas a definir a identidade e a estratégia da empresa, mas delegar tarefas.


Para garantir visibilidade e rastreabilidade, é possível implantar sistemas, alguns até mais específicos para áreas que dependem de melhor acompanhamento, gerando indicadores cada vez mais detalhados e ricos em informações chave.


Previna potenciais falhas


Para evitar desperdícios, otimizar a manutenção e realizar as intervenções em nossos equipamentos no melhor momento, precisamos de uma manutenção com foco na antecipação de eventos. Para comentar melhor este pilar, compartilho um artigo que fiz recentemente com 5 passos para alcançar a manutenção 40.


Capacite a sua equipe


Uma indústria é constituída de máquinas, tecnologias e processos, mas depende fortemente de seus colaboradores para manter seu processo produtivo e serviços de qualidade. Dessa forma, é mais do que aconselhável melhorar os conhecimentos de seus funcionários e integrá-los nesse conceito 4.0.


A Indústria 4.0 vai exigir o alinhamento de seus colaboradores com as novas tecnologias e inovações. Portanto, a implantação de uma forte cultura de inovação é o primeiro passo.


Baixe gratuitamente o meu livro digital Manutenção 4.0 e os impactos na indústria marítima, o link está no meu perfil, na seção de destaques!

Comments


bottom of page