Como a Realidade Aumentada está transformando os negócios?
- Bruno Conceição da Silva
- 11 de jan. de 2021
- 4 min de leitura

Vivemos em tempos onde as tecnologias evoluem não por décadas ou anos, mas meses e dias, principalmente neste período de pandemia mundial. Tecnologias que consideramos futuristas há dez anos estão agora amplamente disponíveis, como é o caso da Realidade Aumentada (AR). Os custos de hardware e software estão diminuindo constantemente e a tecnologia está se tornando mais acessível. Com isso, aumentam as possibilidades de diferentes aplicações e também os casos de uso envolvendo Realidade Aumentada.
Basicamente, podemos definir Realidade Aumentada (Augmented Reality em inglês, ou AR) como uma tecnologia que sobrepõe objetos virtuais no mundo real, em tempo real e com suporte total a interações e manipulações por parte do usuário.
Plataforma para o progresso futuro
A realidade aumentada está se movendo em ritmo constante, pois está se tornando uma tecnologia desenvolvida com um mercado cheio de clientes e investidores, que estão ansiosos para mergulhar neste mundo da Realidade Aumentada.
O uso de AR tem crescido significativamente graças ao aumento de aplicações baseadas em software de Realidade Aumentada, o que tem causado uma forte penetração no mercado e menores custos de produção.

Diferença entre Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Mista
Realidade Aumentada (AR): É uma experiência em que objetos virtuais são sobrepostos ao ambiente do mundo real, podendo ser visualizados e acessados por meio de smartphones, tablets ou óculos AR.
Realidade Virtual (VR): É uma experiência totalmente imersiva em que o usuário deixa o ambiente do mundo real para trás, entrando no ambiente totalmente digital por meio de óculos especiais VR.
Realidade Mista (MR): Esta tecnologia permite a interação com hologramas 3D em ambientes reais, proporcionando aos usuários uma experiência imersiva que mescla o real e o virtual de forma integrada.
Facilitando a vida
À medida que a tecnologia avança para cada vez mais indústrias, as pessoas esperam melhorias nas operações diárias, maior eficiência e resultados gerais melhorados.
O forte núcleo da realidade aumentada é que ela pode criar uma visualização espacial de informações e materiais em tempo real. Portanto, quando se trata de fabricação e manutenção, há uma grande oportunidade para novas aplicações, como suporte remoto em tempo real para funcionários, treinamento de mão-de-obra, inspeções remotas, manutenção e muito mais.
Quebrando as barreiras
De acordo com a maioria das startups de AR, as únicas coisas que estão realmente atrasando todo o processo de integração são a adoção lenta das empresas e a falsa crença de que não há um mercado estabelecido.

Microsoft Hololens: O futuro já chegou
O Hololens é um óculos de realidade misturada da Microsoft, desenvolvido sob a direção do cientista brasileiro Alex Kipman.
O Hololens é um HMD (Head-Mounted Display, ou Tela Montada sobre a Cabeça em tradução livre) com capacidade de processar aplicações e experiências inteiramente em Realidade Aumentada direto nos "olhos do usuário".
Como vimos neste artigo, a Realidade Mista (Mixed Reality em inglês, ou MR) é uma forma avançada e totalmente interativa da Realidade Aumentada (AR). Enquanto na AR todas as interações dependem da tela, e portanto é bem limitada, na MR o usuário pode usar gestos e voz não apenas para interações básicas, mas também para manipulação destes objetos em escala e tempo real. É possível por exemplo, posicionar e escalonar aplicativos na sua frente, colocando o Skype em uma parte, um navegador web em outra e um manual de instruções em outra parte do campo de visão.
No final de 2019 a Microsoft lançou o Hololens 2, um dispositivo mais poderoso com novas funcionalidades, menor peso e principalmente um melhor campo visual.

Aplicações em Treinamentos
Utilizar realidade aumentada nos treinamentos tende a facilitar a aprendizagem, substituindo longos e complexos manuais. A tecnologia permite que os treinamentos sejam criados pelos próprios especialistas, enquanto executam as atividades diárias, economizando tempo.
Aplicações em assistência remota
A realidade aumentada permite a expansão da experiência de comunicação entre o especialista, em local remoto, e o técnico em campo. Através dela é possível, por exemplo, que durante a realização de uma vídeo chamada, o especialista realize marcações e inclua objetos na “visão real” do técnico de campo. Esse procedimento facilita a instrução remota e evita a necessidade de descolamento do especialista ao local do serviço, impactando diretamente nos custos de deslocamento e redução do tempo de parada.

Aplicação na manutenção de equipamentos
A Realidade Aumentada, em conjunto com outras tecnologias (como Internet das Coisas), permitirá ao técnico visualizar os status de todos os sensores instalados nos equipamentos, identificando, sem a necessidade de comunicação com centros de controle, o ponto exato das falhas e ainda podendo visualizar o procedimento correto para manutenção do equipamento.
É possível também criar procedimentos e verificações dinâmicas, que devem ser seguidos pelo técnico antes da manutenção de um equipamento. Esses checklists podem apontar pontos de risco, atividades e precauções que devem ser tomadas antes do início das manutenções, dentre outros fatores que podem reduzir consideravelmente o risco de acidentes de trabalho.
Conclusão
Nos próximos anos, a Realidade Aumentada terá grande impacto nos negócios. Ela transformará a forma como aprendemos, tomamos decisões e interagimos com o mundo físico. Também afetará diretamente a forma como as empresas interagem com seus clientes, funcionários e até mesmo competidores.
Comments