top of page

Como direcionar valor em cada passo da sua jornada digital


Independente da sua área de atuação, é impossível evitar a Indústria 4.0 e todo o assunto em torno das tecnologias e novos modelos desse conceito. Big Data, Nuvem, Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Manutenção Prescritiva e Cibersegurança são alguns exemplos – há ferramentas e tecnologias suficientes chegando ao mercado para fazer a cabeça ficar a "mil por hora".


Mas, embora essas tecnologias sejam novas para muitos, o mercado está se movimentando rapidamente, e já existem muitas empresas líderes que estão vendo os benefícios de suas atividades em velocidade e escala sustentadas.


Já tem muita gente surfando nessa onda 4.0, não podemos ficar para trás, perder a onda ou tomar um "caldo" (cair da onda por falta de equilíbrio) - Bruno Silva

Por que se preocupar? O potencial é enorme. Um exemplo é o uso dessas tecnologias para conectar máquinas à Internet Industrial das Coisas (IIoT), isso não resulta apenas em economia de custos, aumento da produtividade, redução de desperdícios e otimização de processos, mas abre um mundo de novos modelos de negócios. Esta abordagem também é a melhor proteção contra a interrupção de concorrentes externos de "tecnologia"... Algo que as indústrias de táxi, hotel e música sabem bem, desde a ascensão do Uber, Airbnb e Spotify, que mudaram os modelos de negócios tradicionais.


Jornada Digital


Três estágios-chave da transformação digital


Então, quais empresas estão liderando suas atividades com transformação digital? A verdade é que diferentes indústrias estão adotando tecnologias diferentes e em ritmos diferentes, mas em cada indústria, há líderes que estão alcançando resultados reais. Para esses líderes, a Indústria 4.0 não é mais um tema de liderança de pensamento, mas um agente facilitador em suas estratégias de crescimento.


Eu considero três etapas fundamentais nessa jornada: conectar, otimizar e inovar.


Conectar

Conectar e digitalizar para produtividade orientada a propósitos.

O primeiro passo para transformar sua operação inclui a visualização dos dados de desempenho e monitoramento de seus ativos em tempo real.


Não importa o setor da indústria que você está inserido, o monitoramento em tempo real entrega inúmeros benefícios. Na logística, por exemplo, já está sendo usado o monitoramento em tempo real para receber dados de cargas remotamente, desse modo, informações preciosas como umidade e temperatura são acompanhadas de forma consistente, com históricos e alertas, evitando desperdícios e prejuízos.


Em chãos de fábrica, o levantamento de dados em tempo real significa contar com um sistema que acompanha o desempenho da operação e o transforma em indicadores mais palpáveis. O objetivo é dar uma base confiável de informações para que o gestor possa tomar decisões estratégicas de forma mais assertiva, sem depender apenas do seu feeling.


Na manutenção, um sistema de monitoramento em tempo real funciona com sensores instalados capturando dados e informações relevantes a todo momento, indicando as chances de um problema maior acontecer. Com esta previsão de falha, a intervenção ocorrerá somente quando for preciso (no ponto "ótimo"), evitando prejuízos de paradas de produção.


No setor marítimo, navios inteligentes estão sendo construídos com tecnologias para gerenciamento total de operações da frota em tempo real, independe da posição geográfica que a embarcação se encontra.


Otimizar

Otimização de operações e engajamento de mercado.

Uma vez conectada, a transformação continua oferecendo uma gestão dinâmica, em tempo real e com mais sinergia e integração.


Eu sou suspeito para falar de data analytics por ser apaixonado pelo tema, mas o grande exemplo de otimização é quando a empresa usa os dados como diferencial. Com a visualização de dados, líderes e operadores conseguem aproveitar insights relevantes em tempo real, a fim de reduzir o tempo de entrega e aumentar o rendimento.


Otimização na indústria 4.0 significa fornecer visibilidade, rastreabilidade e flexibilidade, aumentando a produção e a qualidade dos serviços oferecidos.


Inovar

Inovar e escalar novos modelos de negócios

Eu acredito que para inovar de fato é necessário ter foco total em pessoas, processos e tecnologia. É preciso dar espaço as tecnologias facilitadoras da indústria 4.0, como aprendizado de máquina (machine learning) e Inteligência Artificial (IA), para permitir a diferenciação e valor, investir em treinamentos para os colaboradores, implantar uma forte cultura de inovação e motivar o pensamento holístico, que é a capacidade de enxergarem os processos e o negócio como um todo de maneira mais estratégica. Essa habilidade é fundamental para que eles consigam visualizar oportunidades de melhorias que resultam em maior qualidade e produtividade.


Bons ventos a todos e toda máquina a vante!










Comentarios


bottom of page