top of page

Inovação x Diversidade - O que a quarta revolução industrial nos traz?



A inovação impulsiona a diversidade, ou a diversidade que impulsionará a inovação?


A inovação é a ação, ou processo de melhoria. A diversidade não é tanto um resultado, mas um processo de respeito a cada indivíduo como único. Perguntar se a inovação impulsiona a diversidade, ou vice-versa, não só vincula os conceitos, mas pede uma reflexão sobre o assunto.


Para vincular a inovação e a diversidade, devemos olhar para as três primeiras revoluções industriais, e para quarta revolução que já bate a nossa porta.


As duas primeiras revoluções industriais transformaram a sociedade, houve o começo do estado do bem-estar, a semana padrão do trabalho, salário mínimo e o fim do trabalho infantil. Em seguida, vimos uma mudança de dependência de animais e esforço humano dar vez aos combustíveis fósseis e ao poder mecânico que isso permitiu. No período de 1870 a 1900 foram entregues algumas das maiores inovações da história, tais como automação, infraestrutura de transporte como canais, ferrovias e rodovias, agricultura mecanizada, motores elétricos, motores de combustão interna e eletricidade. No entanto, não nos trouxe muito avanço no caminho da equidade social para as minorias.


Terceira revolução industrial impulsionou a participação feminina na força de trabalho.


A terceira revolução industrial seguiu a segunda guerra mundial e inaugurou os sistemas digitais, a comunicação e os rápidos avanços no poder computacional, que por sua vez possibilitaram novas formas de gerar, processar e compartilhar informações. Não devemos esquecer, que por volta de 1947, havia mais mulheres aptas como força de trabalho, como consequência da segunda guerra mundial, o que fez com que a participação feminina nesta terceira revolução industrial fosse economicamente essencial. À medida que a terceira revolução progrediu, os trabalhadores precisavam se aperfeiçoar, pois as tarefas realizadas ficaram mais automatizadas.


Nas principais economias desenvolvidas do mundo, o tempo entre 1940 e 1980 foi um período de crescimento econômico e inovação. As taxas de participação feminina na força de trabalho aumentaram significativamente, mas enquanto a inovação e a diversidade cresceram, a sociedade ainda se mantinha atrasada em algumas questões de diversidade, como a homossexualidade. A inovação fez muito pouco para ajudar nesse sentido.


Pesquisa realizada pela Mckinsey & Company mostra que o investimento em diversidade nas empresas gera um desempenho 35% superior à média


A quarta revolução industrial nos traz conectividade e transparência


Estamos entrando em tempos muito diferentes e temos motivo para sermos esperançosos. Uma das características incríveis da quarta revolução industrial tem sido o ritmo de mudança e conectividade, unindo povos do mundo inteiro. A inovação nos deu meios sociais novos, com capacidade de compartilhar alegria, tristeza, culpa, raiva e esperança à distância, e a capacidade de forçar a mudança através de esforços combinados, voz e ação que teve o poder de derrubar governos e empresas.


Atualmente, mais empresas estão intensificando as iniciativas de impulsionar a transformação e aumentar a diversidade e a inclusão. A inovação é uma ferramenta importante na construção de um mundo melhor, mais igualitário.


Seria injusto dizer que a inovação não fez nada pela diversidade na nossa história. A tecnologia tornou as tarefas demoradas muito mais fáceis do que nunca, conseguimos equilibrar família e trabalho e aumentar a renda familiar em geral. No entanto, devemos o nosso aspecto social atual, não apenas para a inovação, mas para o reconhecimento da desigualdade em diferentes âmbitos. A inovação tem sido uma ferramenta valiosa e importante na luta por um mundo melhor, ela é um facilitador para os efeitos da mudança e para eliminar as barreiras que tornaram o inaceitável possível.


Cientes da importância do tema e da sua valorização, as corporações começam a buscar a igualdade de gêneros, tanto na operação, como também em cargos de liderança. Elas procuram também manter a mente aberta para incluir pessoas como a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros) e as pessoas com deficiência. É uma responsabilidade social que requer comprometimento para que o mundo corporativo se desenvolva e todos ganhem!

Que sempre permaneça assim!


Comentários ou pensamentos? Por favor envie mensagens ou escrevam nos comentários

Commentaires


bottom of page