Rebocadores de apoio portuário e o teste de “Bollard Pull”
- Bruno Conceição da Silva
- 28 de fev. de 2021
- 3 min de leitura

Os rebocadores de apoio portuário são embarcações de tamanho reduzido e alta potência instalada, dispondo de grande capacidade de manobra, fortes características de estanqueidade e alta força de tração. Estas embarcações normalmente são destinadas ao auxílio de outras embarcações, principalmente em áreas de navegação restrita como um interior de porto ou uma bacia de evolução. No complexo portuário de Itajaí e Navegantes, os rebocadores de apoio portuário são elementos fundamentais em toda entrada ou saída de navios, principalmente por conta das particularidades da região e devido a alta demanda de navios.
A manobrabilidade, que é uma das principais características do rebocador, depende de vários fatores de projeto como formato de casco, sistema de propulsão, sistema de governo, entre outros. É importante conhecer as características do porto, da região e dos rebocadores para a realização de uma assistência segura a um navio que pretende acessar ou sair de um porto.

A força de tração estática é um dos aspectos mais importantes (em inglês, Bollard Pull). O Bollard Pull pode ser considerado como sendo a capacidade de reboque de um rebocador, ou seja, a tração imposta ao cabo de reboque medida em toneladas. Esse é um dos principais indicadores de desempenho desse tipo de embarcação, sendo também um dos critérios de classificação de um rebocador. O certificado de tração estática, obtido no teste de Bollard Pull é obrigatório em todo rebocador com potência propulsora instalada superior a 300 HP, de acordo com a Normam 08, que é uma das Normas da Autoridade Marítima Brasileira.
O Teste de Tração Estática (TTE) ou Bollard Pull Test é realizado para determinar a tração estática máxima que um rebocador poderá dispor em condição de trabalho. Para realizar o teste de Bollard Pull, a água deve ser profunda o suficiente, não deve haver muita corrente ou vento, o navio não deve estar muito perto de um píer e o ângulo do leme deve estar perto de zero graus.
O teste consiste em passar um cabo e uma célula de carga entre um cabeço no cais e o rebocador, em seguida o Comandante da embarcação deve aumentar a potência do rebocador gradativamente até o máximo. Dessa forma, podemos registrar a potência de tração (em toneladas) nas diferentes condições de carga dos motores. Eu já participei de inúmeros testes desse tipo e posso afirmar que as medidas de segurança são as prioridades na ocasião – São realizadas análises de riscos criteriosas e briefing de segurança com todos os envolvidos.

As embarcações construídas no polo naval de Itajaí e Navegantes costumam realizar os testes de Bollard Pull na Baía da Babitonga, mais precisamente na região de Itapoá-SC, por conta das condições favoráveis da região, tais como tráfego de embarcações reduzido e acesso a cabeços de amarração certificados com alta SWL (Carga Máxima de Trabalho).
Para responder ao aumento do porte e do tamanho dos navios mercantes, os armadores vêm encomendando rebocadores mais potentes para atender portos em todo o país, apesar do maior investimento e maiores custos relacionados a consumo de combustível e manutenção. No polo de construção naval de Itajaí e Navegantes, por exemplo, já foram construídos alguns dos rebocadores de apoio portuário mais potentes do país, chegando a incríveis 80 toneladas de “Bollard Pull”, aferidos e certificados em Teste de Tração Estática realizados na região da Baía da Babitonga.
Bons Ventos a todos e toda máquina a vante!