Uma das campanhas mais importantes do ano: Novembro Azul
- Bruno Conceição da Silva
- 4 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Criado em 2003, o Novembro Azul foi definido em decorrência do 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Criada para conscientizar a população a respeito do câncer de próstata, a campanha vem sendo fundamental para divulgar dados relevantes, além de contribuir para que diversos tabus sejam quebrados em nossa sociedade.
Um deles, diz respeito ao medo, ou insegurança, que muitos homens ainda têm em se atualizar sobre o assunto e de, inclusive, realizar o exame do toque, que é essencial para identificar e diagnosticar o problema precocemente.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. O órgão é muito pequeno, tem a forma de maçã, se situando logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina, armazenada na bexiga, é eliminada.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Além da idade, o excesso de gordura corporal, a exposição ocupacional a agentes químicos (como cádmio, herbicidas, pesticidas e fumaça) e a deficiência de vitamina D e/ou exposição à luz solar também são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata.

SINTOMAS E GRUPO DE RISCO
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando o tumor já está maior, pode implicar em dificuldade e dor ao urinar, bem como maior necessidade de urinar durante o dia e presença de sangue.
No grupo de risco estão homens com mais de 50 anos, obesos, com histórico familiar próximo (pai, irmão e avô), e exposição a certos produtos químicos como arsênico, produtos derivados do petróleo e fuligem do escape de motor de veículos, sendo estas informações mais um sinal de alerta para os colegas maquinistas que atuam em embarcações.

A importância da prevenção
Cuidar da saúde é também prevenir, pois a maioria das doenças que mais atinge os homens estão associadas a hábitos de vida pouco saudáveis, além da falta de realização de exames preventivos e busca por ajuda tardia.
Como vimos, quanto a saúde do homem, existem vários temas que devem ser abordados, como a necessidade de alertar sobre riscos da obesidade, da hipertensão, tabagismo, alcoolismo e problemas cardiovasculares, além da importância de hábitos saudáveis.

Comments