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Você conhece as boas práticas e recomendações ao passar o serviço na praça de máquinas de um navio?


Todos os tripulantes em navios desempenham suas funções em turnos rotativos, cada um com número fixo e igual de horas. Esse turno de trabalho, também conhecido como quarto de serviço, precisa ser realizado de forma eficiente para garantir a segurança de vidas e bens no mar.


Um oficial de máquinas pode dominar o procedimento de monitoramento e controle em seu quarto de serviço de várias maneiras, no entanto, ele deve ter um cuidado extra ao passar o serviço ao próximo oficial de máquinas para garantir que o navio opere com segurança e sem problemas.


A passagem de serviço deve ser realizada de acordo com as instruções fornecidas pelo Chefe de Máquinas (Chief Engineer) e ordens permanentes da empresa. Deve ser feito de forma que o quarto de serviço se torne mais suave e a continuação de qualquer tipo de trabalho não seja afetada no navio.





Praticamente, é impossível para qualquer oficial de máquinas que está assumindo o quarto de serviços verificar todas as válvulas, tubulações, máquinas e controladores na CCM (Centro de Controle de Máquinas) enquanto assume o serviço. Portanto, é necessário que as informações corretas sejam passadas ao oficial de máquinas que está entrando no serviço, para que não haja surpresas durante o turno e a pessoa possa se concentrar em trabalhos mais exigentes e importantes.



Temos que trabalhar a bordo como um time. Quando este time trabalha comprometido com a embarcação e com o colega tripulante, as operações e a escala de serviço acontece sem maiores problemas. Temos que passar o serviço da maneira que gostaria de receber.







Os seguintes itens precisam ser informadas ao oficial substituto:


  • Ordens do Chefe de Máquinas ou da empresa;

  • Pedidos especiais relacionados a qualquer operação de navio, sistema de controle ou trabalho de manutenção;

  • Nível de tanques importantes, como porões, tanque de lastro, tanque de esgoto, tanque de resíduos, tanque de combustível ou qualquer outro tanque que requer atenção;

  • Condição e estado dos equipamentos e sistemas de resposta a emergência e combate a incêndio, no caso de alguma seção específica ou alarme de incêndio ter sido isolado;

  • Modo especial de operação em caso de situação de emergência, danos, etc;

  • Informações detalhadas quando estiver ocorrendo qualquer tipo de trabalho de manutenção na praça de máquinas por outro oficial de máquinas ou membros da tripulação de máquinas. Qualquer perigo potencial devido ao trabalho de manutenção em andamento também deve ser informado, inclusive informações sobre equipamentos que estão bloqueados para evitar partida acidental;

  • Caso haja alguma falha em equipamentos, todos os detalhes devem ser informados;

  • Devem ser anotadas todas as verificações já feitas na saída da embarcação do porto. Caso alguma verificação esteja pendente, ela deve ser encaminhada ao oficial que está assumindo o turno;

  • Todas as verificações que forem feitas na entrada da embarcação no porto devem ser anotadas e informadas caso alguma esteja faltando;

  • Condições e informações importantes sobre o modo de operação do motor principal, caldeiras e motores auxiliares devem ser informados;

  • No caso de um equipamento precisar ser monitorado manualmente, os detalhes do mesmo devem ser fornecidos, juntamente com a condição do equipamento de monitoramento e controle;

  • Qualquer condição adversa da embarcação precisa ser informada;

  • Devem ser fornecidas informações sobre a condição e os modos de todas as máquinas auxiliares importantes, como purificadores, separador de água oleosa, bombas, estação de tratamento de esgoto, etc;

  • No caso de qualquer maquinário importante deixar de receber atenção durante o turno por algum motivo, o caso deve ser relatado e solicitado ao oficial que vai assumir o serviço a cuidar do mesmo;

  • A condição e os modos de controles automáticos das máquinas e detalhes de outros equipamentos relacionados à operação devem ser fornecidos;

  • O oficial de máquinas deve garantir que todos os parâmetros importantes relacionados às máquinas principais e auxiliares sejam registrados de forma adequada no diário de máquinas;


E a última dica importante, que já aconteceu comigo em um embarque no Apoio Marítimo:

  • Se for percebido que o oficial de máquinas que está assumindo o serviço não está em condições de exercer as funções no turno com eficácia, o serviço não posse ser passado e o Chefe de Máquinas deve ser informado imediatamente.

Bons Ventos a Todos e Toda Máquina a Vante!


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